1. SABER O QUE PROCURA.

É em função da questão ou do tema geral da pesquisa que podes destinguir o essencial do acessório.

.

2. IDENTIFICAR O TIPO DE IMAGEM.

  a identificação do tipo de imagem é importante para determinar a sua função.

               tipos de imagens: gravura, pintura, cartaz, caricatura*, fotografia, etc…

               funções possíveis numa imagem: ilustrar, fazer rir, decorar, comemorar, glorificar, satirizar, etc…

* para uma correcta interpretação de caricaturas ver a respectiva entrada dedicada a este assunto.

.

3. CONTEXTUALIZAR O DOCUMENTO.

               quem foi o seu autor?

               quando e onde foi produzido?

                a que ou a quem se destinava?

               qual era a finalidade da imagem na época em que foi produzida? (que motivo levou à sua produção)

               que ideias defende?

               em que medida a finalidade do documento pode prejudicar a nossa confiança na sua mensagem?

.

4. OBSERVAR E DESCREVER A IMAGEM.

quando um documento iconográfico é complexo deves proceder da seguinte forma:

               realizar uma observação organizada por planos;

               realizar uma observação organizada por temas (personagens, trajes, objectos, símbolos, actividades, etc…);

.

é importante observar as relações entre as diversas personagens ou cenas (oposição, aliança, concordância, etc…) e o modo como essas relações são graficamente estabelecidas.

.

descrever uma imagem é considerar a imagem como um objecto e referir:

               o que está representado

               e como está representado

.

5. INTERPRETAR A MENSAGEM DO DOCUMENTO.

interpretar a imagem é explicá-la:

               o que significam estas imagens?

               o que significam estes símbolos?

              como se relacionam com o contexto histórico em que foram produzidos?

.

formular em algumas linhas a mensagem:

               glorifica uma situação ou um indivíduo?

               descreve objectivamente uma situação?

               provoca alguma reacção no observador?