1. SABER O QUE PROCURA

É em função da questão ou do tema geral da pesquisa que pode distinguir o essencial do acessório.

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2. IDENTIFICAR O QUE ESTÁ REPRESENTADO

O título indica-nos o objecto de estudo e a(s) data(s) a que os dados se referem.

É preciso ter em atenção as unidades empregues, que podem ser expressas em valores brutos (ex: toneladas, unidades monetárias, etc…) ou em valores relativos (ex: índices, percentagens, permilagens, etc…)

Tipos de gráficos:

• gráficos de evolução, que representam uma situação num ou vários espaços em vários momentos temporais;

gráficos de repartição, quando representam várias componentes de uma situação.

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3. ANALISAR O GRÁFICO OU QUADRO

nos gráficos de evolução, a leitura dos dados segue o curso das datas; deve notar a tendência geral; os movimentos ascendentes e descendentes; as grandes etapas da evolução. Se o gráfico apresenta várias curvas, deves compará-las.

nos gráficos de repartição, tens que observar as diferenças existentes entre os diferentes dados.

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4. CONCLUSÃO

se o gráfico representa uma situação histórica num dado período, resume a informação proporcionada pela análise do gráfico (conforme o ponto anterior).

se o gráfico representa uma evolução, refere a situação em cada período cronológico, destacando as permanências e as mudanças.